quinta-feira, 26 de agosto de 2010

E lá se vão 4 meses

Hoje Luísa completa mais um mês de vida. Acordou perto das 5h da manhã, cheia de energia e de papos pra trocar com a gente. A luta é a mesma: entrar no quarto e tentar fazê-la dormir, sem nos rendermos aos sorrisos e suspiros que ela dispára quando nos vê. Na verdade essa função foi da Marina, pois estou meio doente, evitando pegá-la no colo.

Dar banho no quarto já virou uma missão impossível, pelo menos se quisermos manter tudo seco. Ela bate tanto os pés e mexe tanto os braços que é impossível não ter que enxugar tudo no final da função. Deixá-la solta no trocador, por um segundo que seja, nem pensar. Marina disse que nessa noite ela acordou, virou de lado e ligou o som do móbile, que fica ao lado do berço, com os pés, e ficou ouvindo música. Daí eu já não sei, mas olha que não duvido.

O mundo da Luísa já começou a ficar mais vertical. Ela senta, faz força pra se levantar e já ensaia movimentos mais ousados - "audácia pura".


Sentadinha na poltrona do seu quarto.


Rindo e querendo rolo.


Como ama essa mãe, né?


No final de semana passado foi aniversário do tio Júnior. Fomos de mudança pro Canal onde o churrasco varou o sábado.



Léo, filho do Tiago e neto dos tios Gick e Ana, é o melhor amiginho que a Luísa tem por lá.


Com o vô, e churrasqueiro.


Com a prima Isadora, que tem as bochecchas preferidas da Marina.


No colo da tia Ana, começando a ler.


No colo da tia avó Tita, feliz da vida.


Num cantinho da festa, como quem não quer nada, Têre fazia a segurança do nosso barril de chopp.


Soprando as velinhas de 24 anos com o tio JR.


Turma do JR na foto oficial. Não deixei a Luísa aparecer, mas emprestei a Malú pro JR matar a vontade.


No dia seguinte, entre mortos e feridos, conseguimos acordar para um excelente domingo.
Luísa, pela primeira vez, sentou-se comigo ao piano. Prestava atenção como quem já sabe que muito em breve estará fazendo a mesma coisa. Tem gente que não sabe, mas quem me ensinou a tocar piano foi minha vó Maria Amélia (não só a tocar piano, mas a ler, me deu catequese dentre outros ensinamentos de vó). Podem ter certeza que, pelo menos para a Luísa, eu passarei este legado pra frente.






Com a tia Pati, madrinha de coração.


Junto com o tio Mano, padrinho preferido dela.


Fomos novamente almoçar na costa, no restaurante do Cabral. Lu adora andar de lancha. Final de semana não poderia ter sido melhor. Família reunída, amigos por perto....E muitos ainda virão pela frente.


Tio mano, o capitão, com o vô Beto.


Tia Ana e tio Gick, sempre com a gente.


Lu, sempre bem protegida, recebendo seu bico para a viagem.

domingo, 15 de agosto de 2010

A mãe de 29 anos

Demorou, mas finalmente Marina está se aproximando dos 3.0. Neste último sábado, a mãe da Luísa, completou seus 29 anos junto a sua querida família. Não estou falando só da família principal (eu mais a Lu), mas também de seus irmãos, primos, tios, avós etc. Seu pai, o vô Beto, não pode ir devido a uma ostra crua e mal intencionada. Mas mandou algumas lembranças.

Em uma grande movimentação onde Marina antecipou seus pacientes para quinta-feira e eu estiquei algumas coisas até mais tarde, conseguimos preparar nossa mudança e fomos na sexta-feira a tarde para o hotel Plaza Caldas da Imperatriz. O plano era simples: descansar. Trocar os sapatos por chinelos, calças jeans e camisas por moletons largados e roupas confortáveis, nos matarmos com banhos termais, dormir até dizer chega. Fora essa coisa toda, queríamos tirar a Luísa dessa pressão que é o centro da cidade, onde a obra da Hantei, que fica em frente a nosso apartamento, faz barulhos absurdos de segunda a sábado, desde cedo.

Parece mentira, mas assim que chegamos no quarto do hotel e íamos prepará-la para seu primeiro banho nas banheiras, ela já se abriu. Um bem-estar tomou conta da figurinha. Feliz, muito feliz, ficou falando pelos cotovelos. Juntamos as coisas e descemos para comer alguma coisa e pegar um sol, antes de voltarmos e cairmos na banheira.




Nunca vi gostar tando de água.


E na hora de secar, mais falação.

Luísa aproveitou cada evento do final de semana. Depois dos banhos, desmaiava. Ficava molinha, relaxada, tranquila. Foi nos restaurantes, passeou pela área verde do hotel, acompanhou o pai nas inúmeras caipirinhas.

No sábado, Luísa fez questão de acordar cedo para entregar o cartão e os presentes pra melhor mãe que ela já conheceu. Recebemos a tropa inteira para um almoço de aniversário, aproveitando a ótima feijoada do hotel. Claro que foi por adesão - previamente avisada a todos os convidados. Tivemos a presença dos bisavós Fausto e Lourdes, Geraldo e Maria Amélia, os tios avós Míriam, Lúcia e Guido, Leonardo, Pierre, Tita, Guto e Luciana, os tios Júnior, Mano e Pati, Bernardo, os primos Pedro, Biel, Clara, Magú, Dé, Mariana e Belinha além das avós Anita e Cleusa. Uma mesa enorme e barulhenta que foi até as 16h.


Pati e Magu, com parte dos convidados ao fundo.


No colo da tia avó Lúcia.


Com os tios avós Luciana, Guto e o tio Júnior, o mais novo advogado da família.


As primas Mariana e Belinha.


Os bisavós Fausto (esq) e Geraldo.


A bisavó Maria Amélia (Não tiramos foto da Luerdeka!!).


Bernardo, Marina, Cleusa e Pati.


Marina com a tia, e madrinha, Tita.


O aniversário era da Marina, mas a Luísa acabou sendo o foco das atenções.


Só de olho enquanto Marina apagava as velinhas.

Depois de muito comer e beber, fomos para o hall de entrada onde pude entreter a família tocando o antigo - mas devidamente afinado - piano do hotel. A avó Cleusa ficou, de mala e tudo, para passar o sábado e domigo com a gente.

Hoje cedo os tios Bernardo e Andressa foram até lá. Passaram a manhã com a gente. Depois do almoço conseguimos juntar toda a mudança - aumentada pelos vários presentes que Marina ganhou - e pegamos a estrada. Na volta, uma pequena parada na casa da Bernadete, para dar um "oi" e mostrar nossa querida Luísa. Chegamos a tempo de ver o Avaí atropelar o Corinthians por 3x2.

Mais um ano que passou pra Marina. Ela ainda não me falou, mas sei que esse foi, de longe, o aniversário mais feliz que ela já teve. Pelo menos pra Luísa foi (ela me disse).

domingo, 8 de agosto de 2010

A semana dos pais

Com o leite das crianças já garantido, nossa semana foi bem mais tranquila. Luísa está seguindo a risca o manual de instruções que a Marina está colocando em prática. Dormindo na hora certa, acordando na hora certa. Começou também com uma mania excelente: já está dormindo sozinha. Quando chega o sono, colocamos ela ainda acordada no berço. Ela fala um pouco, dá umas risadas e quando voltamos zzzzzz.....zzzzzz... Outra mania, esta engraçada, é que Luísa começou a acordar umas 4h da manhã para falar, rir, conversar consigo mesma. Ainda não tive forças (o sono impera) para registrar mas vou fazer isso pois, contando, ninguém acredita.

Ha, fizemos uma aquisição importante: uma câmera fotográfica decente, para registrar melhor os passos da Luísa.


Cada risada, um flash.


As bochechas cada vez maiores.


Se abrindo para o vô Beto, no almoço de sexta-feira.


Babador, já em clima de dia dos pais.

No sábado a agenda esteve bem lotada. Logo cedo tive o lançamento da campanha de um amigo, e cliente. Logo após, levamos a Luísa para conhecer a Macarronada Italiana. Um vôzinho, sentado na mesa ao lado, disse ao ver a Luísa: "essa é a próxima Miss Santa Catarina". Folgado, né?! Fomos acompanhados dos amigos Loli e Tiago com Henrique e Andreza, que é irmã da Loli, filha do famoso Jair e da lendária Marli, e está grávida de 3 meses. Prometi a ela que deixaria a situação clara para que ninguém tenha dúvidas.


Loli e Tiago.


Dr. Luiz Henrique e Andreza (grávida).

Após alguns chopps, Tiago e Henrique foram ver o Figueira vencer (série B é assim, facinho) e nós fomos direto ao aniversário da amiguinha Rafaella, filha dos amigos Nicole e Carlota. Ela, nossa consultora oficial para assuntos maternais. A festa estava sensacional. Podemos dizer que foi a primeira baladinha da Luísa.


Rafaella e Nicole, recepcionando os convidados.


Os amores da minha vida.

Hoje, dia dos pais, acordei cedo com as risadas e as puxadas de ar da Luísa. Além de rir ela dá uns puxões com a voz pra dentro, coisa mais engraçada. Quando cheguei no quarto estava ela com o modelito abaixo, cheia de presentes no berço, com uma cartinha linda falando o quanto ela é feliz em ser minha filha (coisa da Marina). Nessa hora a ficha caiu, denovo. É o primeiro dia dos pais que fez algum sentido pra mim. Uma data que só faz sentido por que, agora, temos a Luísa em nossas vidas.


Se abrindo para o pai mais babão do mundo.


Depois da farra e dos presentes, foi fazer uma preguicinha e assistir TV comigo.


Vô Beto fazendo umas fotos artísticas com ela.

E lá se foi mais uma semana. Na próxima teremos o aniversário da Marina, que faz 29 anos no dia 14 de agosto.

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

O leite das crianças

Não, não é papo de brasileiro. Conseguir o leite das crianças não é uma tarefa tão fácil. Recapitulando os posts mais antigos do Blog, Luísa tem uma espécie de alergia a proteína do leite. Isso faz com ela ela precise de complementos diários desse tal Alfaré - um leite em pó hidrolisado que vem da Holanda. O custo: R$ 193 por lata. A duração da lata: 4 a 5 dias nessa fase, chegando 10 latas/mês em até um ano de idade. A não ser que o sujeito tenha uma árvore de dinheiro, ou parentes holandeses, o custo compromete a renda de qualquer família.

Graças aos amigos Nicole e Carlota, pais da linda Rafaela (que também tem a alergia), descobrimos os caminhos para conseguir o leite pela prefeitura. Um direito de todo e qualquer cidadão, independente de classe social.


Logo cedo, indo pra fila de atendimento.

Marcamos uma consulta no posto de saúde e fomos enfrentar filas e consultas para o cadastro. Tirando a má vontade que a turma do balcão tem com o "povo", o atendimento médico foi muito bom. Deu tudo certo. Agora é só esperar as latas chegarem.

No sábado resolvemos levar a Luísa para um programa diferente. Com os amigos Felipe e Mirelle, Luciano e Aninha - além do Murilo, futuro namorado da Luísa - fomos almoçar na Costa da Lagoa, com a lancha do vô Beto. O almoço no Cabral estava ótimo. Ova de tainha, pastéis, pirão, caipirinhas, cervejas. Luísa se comportou muito bem. Ainda no canal, foi na cadeirinha, na parte de fora da lancha. Quando entramos na lagoa foi pra dentro para não pegar vento, e ficava olhando pra janelinha vendo o céu passar.




Tudo era novidade.


Na chegada, foto do desembarque.

O final de semana passou e a segunda-feira chegou (dia gelado por aqui). Agora a semana já começou. Tudo denovo, denovo. Arrumamos tudo para aquele banho de balde. Água quente pra acalmar a figurinha, que costuma mamar e dormir logo depois.



Já ía esquecendo! No sábado pela manhã Luísa deu sua primeira gargalhada. Eu tinha ído cedo na agência, terminar uns projetos, quando Marina me ligou. Essas risadas estão cada vez mais engraçadas e contagiantes. Não dá pra resistir, olhem só...